Por meio do projeto social Craques Solidários tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto…
Por meio do projeto social Craques Solidários tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto a APAE de Estrela – RS. Dentro de sua área de atuação, um dos destaques é o projeto Mercado de Trabalho, que provoca uma transformação social, uma vez que prepara os alunos para entrarem no mercado de trabalho. O trabalho vem sendo desenvolvido pela equipe do projeto junto com a psicóloga Fabíola Wendt. A mesma está à frente deste grande desafio, sendo a coordenadora do projeto.
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é assunto em muitas discussões dentro das empresas que necessitam quebrar alguns paradigmas para o cumprimento da lei 8.213/1991, conhecida popularmente como Lei de Cotas, que visa incluir no mercado de trabalho pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em empresas privadas com mais de 100 funcionários, esta lei foi instituída em 1991.
Mais do que a questão do preenchimento das cotas em si, a inclusão traz diversos benefícios para a empresa já que abre as portas para o que é novo e garante aprendizado e uma nova visão de mundo.
Para a empresa, a contratação do profissional com deficiência contribui para humanizar as relações no ambiente de trabalho, já que há uma significativa melhora do clima organizacional, maior satisfação em trabalhar na corporação, aumento da solidariedade entre os colegas, maior produtividade e crescimento do ser humano, favorecendo a criação de novos valores.
Já para as pessoas com deficiência, fazer parte de uma sociedade que a respeita é fundamental, pois aumenta sua autoestima além de apresentar maior autonomia nas atividades do dia-a-dia. Isso traz o sentimento de pertencer à sociedade como um cidadão comum, e demonstra que, ao conseguir um emprego, as pessoas nestas condições conseguem ultrapassar seus limites e que isso depende das oportunidades que lhes são dadas.
A Apae de Estrela vem realizando o trabalho de preparação e inserção de alunos no mundo de trabalho há mais de 15 anos.
O projeto foi reconhecido e premiado a nível nacional pelo seu poder de transformação social. Um trabalho desafiador, que busca destacar o valor de cada indivíduo dentro das suas particularidades e potencialidades.
Atualmente já são mais de 50 indivíduos e suas respectivas famílias que foram transformadas em função do projeto de inclusão.
O trabalho que a APAE de Estrela – RS vem desempenhando ao longo desses mais de quinze anos serve de exemplo para todos. É possível, com seriedade, comprometimento e amor fazer a diferença na vida das pessoas e de uma comunidade. Que possamos nos inspirar nesse modelo de gestão movido pela inclusão das pessoas com deficiência e ressaltar a importância das empresas que recebem e empregam esses profissionais dentro de suas organizações gerando riqueza, motivação e muita empatia.
No mundo não estamos sozinhos, precisamos uns aos outros e por isso parabenizamos e ficamos contentes em ver o trabalho que a equipe da APAE de Estrela – RS junto das empresas vem realizando.
Agradecemos à Fabíola Wendt CRP 07/12670, psicóloga coordenadora do Projeto de Inclusão no Mercado de Trabalho pela participação na construção deste conteúdo. Esta é uma forma de compartilharmos bons exemplos que nos inspiram.
Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato com a APAE mais próxima e descubra o trabalho maravilhoso e cheio de amor que uma causa chamada APAE é capaz de realizar.
Apesar do cenário atual devido à pandemia do novo coronavírus, empreendedores conseguem manter o otimismo na…
Ler PostNos últimos anos, a sustentabilidade das cidades se tornou um dos principais focos do desenvolvimento…
Ler PostVocê já parou para pensar em quanta energia gasta todos os dias? E não só…
Ler Post