Cidades estão fechando suas avenidas por algumas horas para receber as pessoas. Este movimento vem…
Cidades estão fechando suas avenidas por algumas horas para receber as pessoas. Este movimento vem ganhando cada vez mais espaço proporcionando a coletividade e a liberdade.
Por que estimular a caminhada é um bom negócio?
A vida acontece neste ambiente. As pessoas caminham, encontram amigos, consomem, apreciam a natureza e a arte. Isso tudo contribui para a qualidade de vida do ser humano. A vida urbana se torna mais leve, onde crianças, jovens e idosos dividem o mesmo espaço, podendo compartilhar experiências, longe do stress do transito e barulho de carros.
Por causa disso cidades estão colocando pedestres e ciclistas em primeiro lugar. Com planejamento, mobilidade urbana e consciência da população estas mudanças são possíveis. Para isso precisamos defender nosso transporte público, digno para cada cidadão com mais qualidade e inovação. Mas antes de tudo isso é preciso respeitar a escala humana. Ela é uma das chaves para esta construção. Antes de pensar em mais ruas, ciclovias, transporte público ou mesmo na escala humana, é preciso pensar: que cidade queremos? E aí, o que importa não são os elementos do planejamento urbano, mas as coisas que nos fazem viver melhor.
Em Munique na Alemanha, a Neuhauser Strasse e a Kaufinger Strasse são as principais ruas de comércio da cidade. São um largo calçadão de pedestres, uma em sequência à outra, repleto de lojas, restaurantes, livrarias, cafés e comercio em geral. Vale a caminhada para sentir a vibração da cidade, ver artistas de rua e manifestações de todo tipo
Em Barcelona, a rua La Rambla é um dos principais pontos turísticos da cidade. É uma rua enorme, cercada por árvores, onde as pessoas passeiam. A La Rambla é fechada para os pedestres e liga a Praça Catalunya até o Mirante de Colombo. É um lugar muito interessante para se conhecer, com vários bares e restaurantes na calçada. A La Rambla é considerada a rua mais agradável da Espanha. Nela você encontra várias lojas de flores, bancas de revistas e lojinhas de souvenirs. A rua é bem comprida, então se prepare para andar de um lado até o outro apreciando suas belezas.
Em Campinas – SP o prefeito anunciou na manhã do dia 2 de dezembro de 2016, o projeto de abertura da Avenida Francisco Glicério para atividades de lazer em ocasiões especiais. A primeira edição ocorreu no dia 18 de dezembro. Os principais objetivos são valorizar a área central, transformar o espaço em um grande boulevard, área de lazer que privilegia o convívio e os deslocamentos a pé com segurança, além de beneficiar e fortalecer o comércio na região. “Queremos trazer mais vida à principal avenida da cidade, resgatar o público que costumava frequentar o centro e atrair novo público, além de fortalecer o apoio aos comerciantes, mola propulsora da sociedade, disse o prefeito Jonas Donizette.
Em Lajeado – RS também ocorre a cada segundo domingo do mês o Arte na Praça, um evento muito importante e de grande expressão. Os artistas e a população se reúnem na Praça João Zart Sobrinho, e assim expositores expressam o seu trabalho em forma de arte e artesanato. A proposta do evento é partilhar do espaço público e a participação e exposição é livre.
Acreditamos que toda a iniciativa para a melhoria da convivência e em defesa da vida humana são bem vindas.
Fonte: Clicrbs / Zero Hora / Jornal AHora / Blog politica em imagens/ Campinas SP.Gov / Grupo Independente
Uma das mais importantes tendências é o novo urbanismo, onde cidades e espaços contemplem tudo…
Ler PostA água é um desafio diário para todos nós. E, um dever, é criar novos…
Ler Post