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A importância de todos abraçarem a cultura e valores da empresa

Uma das grandes preocupações de uma empresa atualmente está relacionada ao modo como os membros…

Autor 14
Tempo de leitura: 33 minutos

Uma das grandes preocupações de uma empresa atualmente está relacionada ao modo como os membros da equipe desempenham suas atividades e à satisfação que isso gera para eles. É claro que não existe uma “receita de bolo” para aumentar o rendimento e melhorar os resultados, porém, o alinhamento aos princípios construídos na organização pode ser o primeiro passo para o sucesso.

Mas por que os colaboradores devem abraçar a cultura e valores da empresa? Como isso pode ser trabalhado junto a eles no dia a dia?

Neste post, vamos destacar os principais conceitos que devem ser levados para o cotidiano da sua organização e como podem impactar positivamente nos ambientes interno e externo. Mais que auxiliar você a definir uma cultura, vamos mostrar tudo que pode ajudar a disseminá-la e apontar quais são seus efeitos. Confira!

Afinal, o que é cultura organizacional?

Muito ouvimos falar sobre cultura organizacional e como ela é capaz de interferir nos níveis de produtividade de uma equipe. Mas por que esse termo é considerado tão importante hoje? Trata-se de uma resposta muito simples: a cultura é a junção de todas as crenças, valores, regras de comportamento, princípios e políticas de gestão definidos para reger o desenvolvimento do trabalho e a convivência interna.

Dessa forma, todos esses aspectos que compõem a cultura de uma empresa refletem diretamente nas atividades que ela desenvolve e, consequentemente, nos resultados obtidos pela equipe. Por ter a missão de orientar os colaboradores em todas as suas ações, ela também ajuda na resolução de conflitos e apresenta para os stakeholders quais são as crenças que direcionam o trabalho desenvolvido por aquela organização.

Porém, deve-se ter muito cuidado em relação à clareza da cultura que você dissemina e à maneira como os colaboradores a absorvem no dia a dia. É essencial que cada membro esteja alinhado aos valores propostos e se desenvolva a partir deles, entendendo corretamente o papel que exerce naquele espaço e colaborando com o crescimento da empresa.

Missão, visão e valores

A cultura de uma organização surge a partir da identidade que seus líderes determinam para ela. Por isso, a missão, visão e valores de uma empresa são tão necessários para definir por que ela existe, seu propósito e como pretende atingir seus objetivos. Esses três conceitos são princípios essenciais para a motivação da equipe e o início de uma trajetória de sucesso.

A missão é a declaração do motivo da existência da empresa. Sua função é apresentar, de forma concisa, o que a organização faz, quem é o seu público e quais as suas responsabilidades. Junto a ela, temos a visão, que determina o futuro que a equipe deseja alcançar por meio de um objetivo concreto e inspirador.

Por fim, temos os valores, que são as bases essenciais para a disseminação da cultura organizacional. Os princípios e crenças definidos em uma empresa são fundamentais para guiar as atitudes e decisões tomadas por seus colaboradores. Mais que isso: são peças-chave para o alcance da visão e a internalização da missão, afinal, são eles que transmitem o sentimento de pertencimento, uma vez que a equipe precisa estar alinhada ao que a empresa valoriza.

Como definir e manter a cultura e valores da empresa?

Antes de pensar em quais são os objetivos e valores adequados para a sua organização, é preciso entender as necessidades dela e o que precisa ser feito para supri-las. Aonde você deseja chegar e o que precisa ser feito para alcançar isso? Que qualidades você procura ou deseja desenvolver em sua equipe? Reflita sobre o que é preciso para alinhar todas as ações da sua empresa em prol de um único propósito.

Com a missão, visão e valores determinados, muitos líderes optam por reforçar essas definições deixando-as penduradas na parede. Não há nada de errado nisso, mas lembre-se sempre: a cultura está relacionada às atitudes e não apenas às palavras. Portanto, comprometa-se a colocar cada um dos valores em prática. Isso certamente irá refletir nos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Para ajudar nesse desafio, existe uma série de práticas cruciais tanto na definição de uma cultura quanto em sua permanência no ambiente de trabalho. A seguir, confira as principais ações que podem auxiliar na gestão da sua empresa:

Defina uma identidade própria

Se a cultura é determinada a partir das necessidades e objetivos da sua organização, então você precisa definir uma identidade própria, certo? Isso significa que os objetivos a serem alcançados e os valores determinados não podem ser simplesmente copiados. Para que você consiga aplicar esses conceitos em todas as ações e comportamentos da empresa, é preciso conhecer muito bem o seu negócio e, principalmente, ouvir o que todos os envolvidos têm a dizer.

Procure o perfil ideal de colaborador

Sua equipe está alinhada aos propósitos da empresa? Quais critérios você determina como essenciais para a entrada de um novo colaborador? O processo seletivo de uma organização também deve ser guiado pela sua cultura, uma vez que são as pessoas que fazem os objetivos saírem do papel e os resultados aparecerem.

Se um novo candidato não demonstra ter o perfil adequado ao longo das etapas de seleção, dificilmente irá se adaptar à sua cultura depois que for contratado. Portanto, procure pessoas que tenham afinidade com os valores e crenças que você definiu, estruturando uma equipe que tenha as qualidades exigidas pelo seu tipo de negócio.

Esclareça os objetivos da organização

A preocupação não deve ser apenas em relação a quem entra, mas também a quem já possui estabilidade na organização. Você deve se fazer a seguinte pergunta: “meus colaboradores entendem qual é o propósito da minha empresa e por que a participação deles é tão importante para o caminho que estamos percorrendo?”.

A cada oportunidade que tiver, deixe claro quais objetivos a organização pretende atingir e como a cultura e os valores podem influenciar positivamente nos resultados individuais e coletivos. Assim, você conseguirá promover um trabalho mais direcionado e, consequentemente, mais satisfatório.

Fortaleça a integração e a comunicação

A comunicação e a integração são as grandes promotoras da cultura organizacional. Quando você consegue transmitir as orientações corretas a respeito das decisões e atividades realizadas na empresa, alinhar as informações e ajudar os novos membros da equipe a internalizar os valores, fica mais fácil mostrar para onde a organização está caminhando e qual é o seu objetivo final.

Invista no desenvolvimento contínuo

O crescimento da sua organização também depende do desenvolvimento contínuo dos membros que trabalham nela. Sendo assim, novos aprendizados precisam ser estimulados constantemente, promovendo a participação e o engajamento de todos. Características como o comprometimento, a proatividade e a visão empreendedora podem e devem ser trabalhadas para se alcançar os melhores resultados.

O ideal é que os líderes compreendam o que cada um tem a oferecer à empresa e quais são as maiores necessidades de cada departamento. Assim, poderão disponibilizar mais facilmente as ferramentas ideais para fortalecer o trabalho em equipe, proporcionar novos conhecimentos e também desenvolver os colaboradores individualmente.

Como transmitir os valores e a cultura aos colaboradores?

Para mantermos uma cultura viva dentro de uma empresa, precisamos dar uma atenção especial para as atitudes que ajudam a disseminá-la. Por isso, existem duas formas principais de transmitir cada conceito determinado por uma organização: a primeira — e mais importante — é o exemplo; já a segunda está ligada a pequenas ações realizadas no cotidiano.

Esses dois aspectos estão concentrados nas mãos dos líderes, que são os grandes responsáveis por repassar a missão, a visão e os valores internamente. Ao longo desse processo de orientação, o líder aparece como o principal exemplo para os colaboradores, ajudando a direcionar a conduta de cada um — adequando-a ao que a organização propõe.

Quem está à frente de um departamento deve conhecer muito bem cada ponto determinado pela cultura e como ela se adéqua às necessidades da empresa. Além disso, também deve refletir a respeito do próprio comportamento e da forma como realiza suas tarefas, promovendo a inspiração e a motivação dentro do ambiente de trabalho.

É importante, ainda, que o exemplo seja acompanhado de ações que disseminem esses valores. Encontros, treinamentos e reuniões com a equipe podem ter momentos reservados para falar sobre cada valor e explicá-los na prática. Como a cultura da empresa favorece o seu sucesso? Mostre aos colaboradores quais resultados eles vêm atingindo e como estão alinhados aos valores.

Valores essenciais para uma empresa do século XXI

Os fatores que fazem uma empresa ter sucesso hoje não são os mesmos de décadas atrás. A oferta de produtos e serviços mudou, assim como o modo de produção e as necessidades dos novos empreendimentos. O ambiente de trabalho ideal agora privilegia outros valores que antes não recebiam tanta atenção e busca colocar o aprendizado e a satisfação como pontos imprescindíveis para o desenvolvimento interno.

Isso acontece porque as empresas passaram a entender e dar destaque a duas questões que vão além dos lucros: sua importância para a comunidade na qual está inserida e o valor do trabalho dos seus colaboradores. A partir dessa nova forma de ver o mundo, uma organização do século XXI passa a priorizar o bem-estar tanto dos seus membros quanto de quem (ou o que) está à sua volta.

Bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores

A valorização da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando relevância para as organizações que pensam no bem-estar e no crescimento profissional de seus colaboradores. Afinal, uma pessoa que está satisfeita com a sua ocupação tende a se sentir mais motivada ao desenvolver suas tarefas e passa a entregar os melhores resultados possíveis.

Mas, para que isso aconteça, é essencial que a empresa se preocupe com algumas questões relacionadas ao bem-estar de cada um. Primeiramente, é preciso pensar no espaço em que o trabalho é realizado. A equipe necessita de um ambiente interno apropriado, que ofereça segurança, conforto e organização para a execução das atividades. Como consequência, haverá maior produtividade e rendimento ao longo do dia.

A jornada de trabalho também deve ser justa e o salário tem que estar adequado às tarefas desenvolvidas. Para estimular a boa convivência e deixar o clima da organização sempre melhor, é aconselhável que os líderes pensem em atividades extras que fujam da rotina. Por que não organizar eventos mensais ou adicionar happy hours semanais ao seu calendário?

Em troca, a empresa recebe muito mais do que oferece. O investimento na melhoria de vida do trabalhador gera resultados positivos, pois os colaboradores estão mais engajados na realização de suas atividades, o que reflete diretamente no aumento da produção. O efeito disso tudo é bem claro: a empresa se torna mais eficaz e mais forte no mercado.

Sustentabilidade e meio ambiente

A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais destaque como valor essencial para os novos empreendimentos. Empresas ambientalmente responsáveis, que sabem economizar seus recursos e conviver harmoniosamente com a comunidade em volta, tornam-se verdadeiras inspirações para todos que estão envolvidos diretamente em seu desenvolvimento, principalmente os colaboradores.

O bom aproveitamento da tecnologia permite que uma empresa consiga escolher a melhor localização para sua sede, transformar seu ambiente interno e conscientizar sua equipe para ações cotidianas importantes, como a reciclagem. Não há necessidade de efetuar grandes projetos, mas é preciso transmitir essa preocupação e melhorar as atitudes relacionadas ao meio ambiente.

Então, ao definir a sustentabilidade como um valor, abra as portas para o compartilhamento de ideias e promova ações simples e fáceis de adaptar à rotina. A coleta seletiva, por exemplo, pode fazer parte do seu dia a dia, assim como o cultivo de plantas (interna e externamente) e até mesmo o aproveitamento da água da chuva para algumas atividades.

Fatores que influenciam na qualidade de vida e na sustentabilidade

A evolução que levou os líderes a priorizarem a qualidade de vida e a sustentabilidade dentro de uma empresa também proporciona meios para que eles consigam disseminar esses valores no dia a dia com mais facilidade. Com isso, alguns fatores, como a localização, passaram a ser um diferencial para quem busca promover a satisfação e aumentar o rendimento dentro de uma organização.

Abaixo, apresentaremos alguns fatores capazes de influenciar positivamente nesses dois valores, transformando as experiências vividas pelos colaboradores e, consequentemente, os resultados da sua empresa.

O conceito de Smart Cities

A tecnologia é uma grande fonte de transformação para as empresas e para o lugar onde estão localizadas. Exatamente por isso, o conceito de Smart City (cidade inteligente, em português) vem sendo abraçado pelos novos empreendimentos que buscam a melhoria da qualidade de vida e se preocupam com o meio ambiente.

As cidades inteligentes começaram a surgir quando algumas empresas de tecnologia enxergaram uma nova possibilidade de expansão do mercado. Esse conceito não está ligado apenas à modernização, mas também à integração e participação dos cidadãos na construção de uma cidade sustentável, capaz de priorizar o bem-estar de todos que vivem naquele ambiente.

O principal objetivo das cidades inteligentes é utilizar a tecnologia e a inovação para reestruturar locais a partir da otimização de recursos e da humanização. A urbanização passou a ser pensada de uma forma muito mais consciente, tirando o foco da simples expansão do espaço e colocando-o no planejamento de localidades que privilegiam as necessidades da sociedade.

Mas como as smart cities contribuem para o crescimento da comunidade e melhoria da qualidade de vida? Além de ser ambientalmente responsável, esse novo modelo visa entregar benefícios para os cidadãos, como a diminuição do custo de vida, a facilidade de comunicação e a otimização dos serviços públicos. Tudo isso também é resultado de uma administração pública mais transparente e abre portas para a chegada de novos empreendimentos.

A busca da localização ideal para a empresa

Agora que você conhece o conceito de Smart Cities, fica mais fácil imaginar por que uma localização apropriada e bem estruturada é tão importante para a qualidade de vida dos seus colaboradores. Ao definir o bem-estar como um valor da sua organização, é necessário oferecer também benefícios que estejam ligados à região em que a empresa se encontra.

Uma localização estratégica é capaz de impressionar clientes, mas o impacto na vida e o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores podem ser muito maiores. Isso acontece porque, assim como o seu público, os membros da sua equipe também buscam por comodidade e facilidades em suas rotinas.

Afinal, quem não deseja sair para o horário de almoço e também conseguir resolver algumas questões pessoais, como o pagamento de contas ou a compra de itens necessários para a casa em um supermercado?

Por isso, o ambiente externo também deve ser levado em consideração quando o assunto é qualidade de vida. A satisfação será muito maior se o bairro em que a sua empresa está localizada possuir pontos de comércio e serviços próximos, além de segurança e fácil acesso a transportes públicos.

O investimento em uma sede inovadora

O ambiente externo pode oferecer tudo que seus colaboradores necessitam, mas a sede da organização também pode ser estruturada para lhes proporcionar experiências satisfatórias. Com o uso da criatividade, é possível gerar mudanças que facilitem a integração da equipe e evitar problemas recorrentes no ambiente de trabalho, como o estresse e a improdutividade.

Mais uma vez, faz-se presente a questão da humanização e do entendimento das necessidades de cada membro da equipe. A partir disso, vale ter todo tipo de ideia inovadora que consiga transformar o espaço em um ambiente mais confortável, acolhedor e propício para que todos se desenvolvam.

Pensando nessas questões, algumas empresas se tornaram referência ao investirem em melhor qualidade de vida para seus colaboradores. A sede do Google, por exemplo, oferece academia, piscina, salão de beleza e até lavanderia para quem precisa utilizar esses espaços. Enquanto isso, a Adidas se preocupa com a saúde de cada membro da equipe, promovendo uma alimentação mais saudável e desenvolvendo formas de diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Já o Facebook estruturou uma sede que se assemelha a uma cidade, com todos os tipos de serviços necessários para que seus colaboradores não precisem se deslocar muito para solucionar problemas ou ter algum entretenimento. Restaurantes variados, academia, oficinas e atendimento médico e odontológico são algumas das opções que oferecem facilidade e qualidade de vida.

Quer um exemplo de ação ainda mais simples, porém bastante efetiva? A Amazon permite que seus colaboradores levem seus cães para o escritório. Você não leu errado: animais de estimação podem estar junto a seus donos ao longo de todo o expediente! Há ainda toda uma estrutura preparada para receber essa companhia especial, capaz de tornar a rotina de trabalho muito mais relaxante e divertida.

As práticas podem ser variadas e estar atreladas à capacidade que a empresa possui de oferecer essas atividades. Mas o propósito é sempre o mesmo: disponibilizar a melhor estrutura para os colaboradores, de modo que eles se sintam parte daquela cultura e consigam refletir os valores em suas tarefas.

O reflexo da cultura e dos valores em seu negócio

A cultura organizacional e os valores determinados para a empresa garantem que todos estão caminhando juntos em direção ao alcance de um mesmo objetivo. Quando um líder leva em consideração todos os fatores internos e externos que interferem diretamente na satisfação e no desenvolvimento de sua equipe, ele está se preocupando com o andamento do seu próprio negócio.

Uma equipe alinhada, que segue as mesmas diretrizes, se comporta de forma parecida e toma decisões de acordo com o que a empresa propõe, tem mais chances de alcançar as metas estipuladas e fazer valer a missão que foi definida. Isso, é claro, também reflete na satisfação dos clientes, nos lucros e no crescimento da organização.

Use a tecnologia a seu favor e comece a colocar em prática os princípios que são essenciais para uma empresa moderna, que valoriza as pessoas e não só os processos. Assim, você garante o alinhamento de uma equipe que estará pronta para lhe oferecer sempre o melhor para os seus clientes.

A transformação precisa começar na sua forma de liderar para que os seus colaboradores também abracem a cultura e valores da empresa. Reflita sobre novas ideias, possibilidades de expansão e formas de promover uma melhor qualidade de vida para todos.

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