Uma das grandes preocupações de uma empresa atualmente está relacionada ao modo como os membros…
Uma das grandes preocupações de uma empresa atualmente está relacionada ao modo como os membros da equipe desempenham suas atividades e à satisfação que isso gera para eles. É claro que não existe uma “receita de bolo” para aumentar o rendimento e melhorar os resultados, porém, o alinhamento aos princípios construídos na organização pode ser o primeiro passo para o sucesso.
Mas por que os colaboradores devem abraçar a cultura e valores da empresa? Como isso pode ser trabalhado junto a eles no dia a dia?
Neste post, vamos destacar os principais conceitos que devem ser levados para o cotidiano da sua organização e como podem impactar positivamente nos ambientes interno e externo. Mais que auxiliar você a definir uma cultura, vamos mostrar tudo que pode ajudar a disseminá-la e apontar quais são seus efeitos. Confira!
Muito ouvimos falar sobre cultura organizacional e como ela é capaz de interferir nos níveis de produtividade de uma equipe. Mas por que esse termo é considerado tão importante hoje? Trata-se de uma resposta muito simples: a cultura é a junção de todas as crenças, valores, regras de comportamento, princípios e políticas de gestão definidos para reger o desenvolvimento do trabalho e a convivência interna.
Dessa forma, todos esses aspectos que compõem a cultura de uma empresa refletem diretamente nas atividades que ela desenvolve e, consequentemente, nos resultados obtidos pela equipe. Por ter a missão de orientar os colaboradores em todas as suas ações, ela também ajuda na resolução de conflitos e apresenta para os stakeholders quais são as crenças que direcionam o trabalho desenvolvido por aquela organização.
Porém, deve-se ter muito cuidado em relação à clareza da cultura que você dissemina e à maneira como os colaboradores a absorvem no dia a dia. É essencial que cada membro esteja alinhado aos valores propostos e se desenvolva a partir deles, entendendo corretamente o papel que exerce naquele espaço e colaborando com o crescimento da empresa.
A cultura de uma organização surge a partir da identidade que seus líderes determinam para ela. Por isso, a missão, visão e valores de uma empresa são tão necessários para definir por que ela existe, seu propósito e como pretende atingir seus objetivos. Esses três conceitos são princípios essenciais para a motivação da equipe e o início de uma trajetória de sucesso.
A missão é a declaração do motivo da existência da empresa. Sua função é apresentar, de forma concisa, o que a organização faz, quem é o seu público e quais as suas responsabilidades. Junto a ela, temos a visão, que determina o futuro que a equipe deseja alcançar por meio de um objetivo concreto e inspirador.
Por fim, temos os valores, que são as bases essenciais para a disseminação da cultura organizacional. Os princípios e crenças definidos em uma empresa são fundamentais para guiar as atitudes e decisões tomadas por seus colaboradores. Mais que isso: são peças-chave para o alcance da visão e a internalização da missão, afinal, são eles que transmitem o sentimento de pertencimento, uma vez que a equipe precisa estar alinhada ao que a empresa valoriza.
Antes de pensar em quais são os objetivos e valores adequados para a sua organização, é preciso entender as necessidades dela e o que precisa ser feito para supri-las. Aonde você deseja chegar e o que precisa ser feito para alcançar isso? Que qualidades você procura ou deseja desenvolver em sua equipe? Reflita sobre o que é preciso para alinhar todas as ações da sua empresa em prol de um único propósito.
Com a missão, visão e valores determinados, muitos líderes optam por reforçar essas definições deixando-as penduradas na parede. Não há nada de errado nisso, mas lembre-se sempre: a cultura está relacionada às atitudes e não apenas às palavras. Portanto, comprometa-se a colocar cada um dos valores em prática. Isso certamente irá refletir nos produtos ou serviços que a empresa oferece.
Para ajudar nesse desafio, existe uma série de práticas cruciais tanto na definição de uma cultura quanto em sua permanência no ambiente de trabalho. A seguir, confira as principais ações que podem auxiliar na gestão da sua empresa:
Se a cultura é determinada a partir das necessidades e objetivos da sua organização, então você precisa definir uma identidade própria, certo? Isso significa que os objetivos a serem alcançados e os valores determinados não podem ser simplesmente copiados. Para que você consiga aplicar esses conceitos em todas as ações e comportamentos da empresa, é preciso conhecer muito bem o seu negócio e, principalmente, ouvir o que todos os envolvidos têm a dizer.
Sua equipe está alinhada aos propósitos da empresa? Quais critérios você determina como essenciais para a entrada de um novo colaborador? O processo seletivo de uma organização também deve ser guiado pela sua cultura, uma vez que são as pessoas que fazem os objetivos saírem do papel e os resultados aparecerem.
Se um novo candidato não demonstra ter o perfil adequado ao longo das etapas de seleção, dificilmente irá se adaptar à sua cultura depois que for contratado. Portanto, procure pessoas que tenham afinidade com os valores e crenças que você definiu, estruturando uma equipe que tenha as qualidades exigidas pelo seu tipo de negócio.
A preocupação não deve ser apenas em relação a quem entra, mas também a quem já possui estabilidade na organização. Você deve se fazer a seguinte pergunta: “meus colaboradores entendem qual é o propósito da minha empresa e por que a participação deles é tão importante para o caminho que estamos percorrendo?”.
A cada oportunidade que tiver, deixe claro quais objetivos a organização pretende atingir e como a cultura e os valores podem influenciar positivamente nos resultados individuais e coletivos. Assim, você conseguirá promover um trabalho mais direcionado e, consequentemente, mais satisfatório.
A comunicação e a integração são as grandes promotoras da cultura organizacional. Quando você consegue transmitir as orientações corretas a respeito das decisões e atividades realizadas na empresa, alinhar as informações e ajudar os novos membros da equipe a internalizar os valores, fica mais fácil mostrar para onde a organização está caminhando e qual é o seu objetivo final.
O crescimento da sua organização também depende do desenvolvimento contínuo dos membros que trabalham nela. Sendo assim, novos aprendizados precisam ser estimulados constantemente, promovendo a participação e o engajamento de todos. Características como o comprometimento, a proatividade e a visão empreendedora podem e devem ser trabalhadas para se alcançar os melhores resultados.
O ideal é que os líderes compreendam o que cada um tem a oferecer à empresa e quais são as maiores necessidades de cada departamento. Assim, poderão disponibilizar mais facilmente as ferramentas ideais para fortalecer o trabalho em equipe, proporcionar novos conhecimentos e também desenvolver os colaboradores individualmente.
Para mantermos uma cultura viva dentro de uma empresa, precisamos dar uma atenção especial para as atitudes que ajudam a disseminá-la. Por isso, existem duas formas principais de transmitir cada conceito determinado por uma organização: a primeira — e mais importante — é o exemplo; já a segunda está ligada a pequenas ações realizadas no cotidiano.
Esses dois aspectos estão concentrados nas mãos dos líderes, que são os grandes responsáveis por repassar a missão, a visão e os valores internamente. Ao longo desse processo de orientação, o líder aparece como o principal exemplo para os colaboradores, ajudando a direcionar a conduta de cada um — adequando-a ao que a organização propõe.
Quem está à frente de um departamento deve conhecer muito bem cada ponto determinado pela cultura e como ela se adéqua às necessidades da empresa. Além disso, também deve refletir a respeito do próprio comportamento e da forma como realiza suas tarefas, promovendo a inspiração e a motivação dentro do ambiente de trabalho.
É importante, ainda, que o exemplo seja acompanhado de ações que disseminem esses valores. Encontros, treinamentos e reuniões com a equipe podem ter momentos reservados para falar sobre cada valor e explicá-los na prática. Como a cultura da empresa favorece o seu sucesso? Mostre aos colaboradores quais resultados eles vêm atingindo e como estão alinhados aos valores.
Os fatores que fazem uma empresa ter sucesso hoje não são os mesmos de décadas atrás. A oferta de produtos e serviços mudou, assim como o modo de produção e as necessidades dos novos empreendimentos. O ambiente de trabalho ideal agora privilegia outros valores que antes não recebiam tanta atenção e busca colocar o aprendizado e a satisfação como pontos imprescindíveis para o desenvolvimento interno.
Isso acontece porque as empresas passaram a entender e dar destaque a duas questões que vão além dos lucros: sua importância para a comunidade na qual está inserida e o valor do trabalho dos seus colaboradores. A partir dessa nova forma de ver o mundo, uma organização do século XXI passa a priorizar o bem-estar tanto dos seus membros quanto de quem (ou o que) está à sua volta.
A valorização da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando relevância para as organizações que pensam no bem-estar e no crescimento profissional de seus colaboradores. Afinal, uma pessoa que está satisfeita com a sua ocupação tende a se sentir mais motivada ao desenvolver suas tarefas e passa a entregar os melhores resultados possíveis.
Mas, para que isso aconteça, é essencial que a empresa se preocupe com algumas questões relacionadas ao bem-estar de cada um. Primeiramente, é preciso pensar no espaço em que o trabalho é realizado. A equipe necessita de um ambiente interno apropriado, que ofereça segurança, conforto e organização para a execução das atividades. Como consequência, haverá maior produtividade e rendimento ao longo do dia.
A jornada de trabalho também deve ser justa e o salário tem que estar adequado às tarefas desenvolvidas. Para estimular a boa convivência e deixar o clima da organização sempre melhor, é aconselhável que os líderes pensem em atividades extras que fujam da rotina. Por que não organizar eventos mensais ou adicionar happy hours semanais ao seu calendário?
Em troca, a empresa recebe muito mais do que oferece. O investimento na melhoria de vida do trabalhador gera resultados positivos, pois os colaboradores estão mais engajados na realização de suas atividades, o que reflete diretamente no aumento da produção. O efeito disso tudo é bem claro: a empresa se torna mais eficaz e mais forte no mercado.
A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais destaque como valor essencial para os novos empreendimentos. Empresas ambientalmente responsáveis, que sabem economizar seus recursos e conviver harmoniosamente com a comunidade em volta, tornam-se verdadeiras inspirações para todos que estão envolvidos diretamente em seu desenvolvimento, principalmente os colaboradores.
O bom aproveitamento da tecnologia permite que uma empresa consiga escolher a melhor localização para sua sede, transformar seu ambiente interno e conscientizar sua equipe para ações cotidianas importantes, como a reciclagem. Não há necessidade de efetuar grandes projetos, mas é preciso transmitir essa preocupação e melhorar as atitudes relacionadas ao meio ambiente.
Então, ao definir a sustentabilidade como um valor, abra as portas para o compartilhamento de ideias e promova ações simples e fáceis de adaptar à rotina. A coleta seletiva, por exemplo, pode fazer parte do seu dia a dia, assim como o cultivo de plantas (interna e externamente) e até mesmo o aproveitamento da água da chuva para algumas atividades.
A evolução que levou os líderes a priorizarem a qualidade de vida e a sustentabilidade dentro de uma empresa também proporciona meios para que eles consigam disseminar esses valores no dia a dia com mais facilidade. Com isso, alguns fatores, como a localização, passaram a ser um diferencial para quem busca promover a satisfação e aumentar o rendimento dentro de uma organização.
Abaixo, apresentaremos alguns fatores capazes de influenciar positivamente nesses dois valores, transformando as experiências vividas pelos colaboradores e, consequentemente, os resultados da sua empresa.
A tecnologia é uma grande fonte de transformação para as empresas e para o lugar onde estão localizadas. Exatamente por isso, o conceito de Smart City (cidade inteligente, em português) vem sendo abraçado pelos novos empreendimentos que buscam a melhoria da qualidade de vida e se preocupam com o meio ambiente.
As cidades inteligentes começaram a surgir quando algumas empresas de tecnologia enxergaram uma nova possibilidade de expansão do mercado. Esse conceito não está ligado apenas à modernização, mas também à integração e participação dos cidadãos na construção de uma cidade sustentável, capaz de priorizar o bem-estar de todos que vivem naquele ambiente.
O principal objetivo das cidades inteligentes é utilizar a tecnologia e a inovação para reestruturar locais a partir da otimização de recursos e da humanização. A urbanização passou a ser pensada de uma forma muito mais consciente, tirando o foco da simples expansão do espaço e colocando-o no planejamento de localidades que privilegiam as necessidades da sociedade.
Mas como as smart cities contribuem para o crescimento da comunidade e melhoria da qualidade de vida? Além de ser ambientalmente responsável, esse novo modelo visa entregar benefícios para os cidadãos, como a diminuição do custo de vida, a facilidade de comunicação e a otimização dos serviços públicos. Tudo isso também é resultado de uma administração pública mais transparente e abre portas para a chegada de novos empreendimentos.
Agora que você conhece o conceito de Smart Cities, fica mais fácil imaginar por que uma localização apropriada e bem estruturada é tão importante para a qualidade de vida dos seus colaboradores. Ao definir o bem-estar como um valor da sua organização, é necessário oferecer também benefícios que estejam ligados à região em que a empresa se encontra.
Uma localização estratégica é capaz de impressionar clientes, mas o impacto na vida e o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores podem ser muito maiores. Isso acontece porque, assim como o seu público, os membros da sua equipe também buscam por comodidade e facilidades em suas rotinas.
Afinal, quem não deseja sair para o horário de almoço e também conseguir resolver algumas questões pessoais, como o pagamento de contas ou a compra de itens necessários para a casa em um supermercado?
Por isso, o ambiente externo também deve ser levado em consideração quando o assunto é qualidade de vida. A satisfação será muito maior se o bairro em que a sua empresa está localizada possuir pontos de comércio e serviços próximos, além de segurança e fácil acesso a transportes públicos.
O ambiente externo pode oferecer tudo que seus colaboradores necessitam, mas a sede da organização também pode ser estruturada para lhes proporcionar experiências satisfatórias. Com o uso da criatividade, é possível gerar mudanças que facilitem a integração da equipe e evitar problemas recorrentes no ambiente de trabalho, como o estresse e a improdutividade.
Mais uma vez, faz-se presente a questão da humanização e do entendimento das necessidades de cada membro da equipe. A partir disso, vale ter todo tipo de ideia inovadora que consiga transformar o espaço em um ambiente mais confortável, acolhedor e propício para que todos se desenvolvam.
Pensando nessas questões, algumas empresas se tornaram referência ao investirem em melhor qualidade de vida para seus colaboradores. A sede do Google, por exemplo, oferece academia, piscina, salão de beleza e até lavanderia para quem precisa utilizar esses espaços. Enquanto isso, a Adidas se preocupa com a saúde de cada membro da equipe, promovendo uma alimentação mais saudável e desenvolvendo formas de diminuir o estresse no ambiente de trabalho.
Já o Facebook estruturou uma sede que se assemelha a uma cidade, com todos os tipos de serviços necessários para que seus colaboradores não precisem se deslocar muito para solucionar problemas ou ter algum entretenimento. Restaurantes variados, academia, oficinas e atendimento médico e odontológico são algumas das opções que oferecem facilidade e qualidade de vida.
Quer um exemplo de ação ainda mais simples, porém bastante efetiva? A Amazon permite que seus colaboradores levem seus cães para o escritório. Você não leu errado: animais de estimação podem estar junto a seus donos ao longo de todo o expediente! Há ainda toda uma estrutura preparada para receber essa companhia especial, capaz de tornar a rotina de trabalho muito mais relaxante e divertida.
As práticas podem ser variadas e estar atreladas à capacidade que a empresa possui de oferecer essas atividades. Mas o propósito é sempre o mesmo: disponibilizar a melhor estrutura para os colaboradores, de modo que eles se sintam parte daquela cultura e consigam refletir os valores em suas tarefas.
A cultura organizacional e os valores determinados para a empresa garantem que todos estão caminhando juntos em direção ao alcance de um mesmo objetivo. Quando um líder leva em consideração todos os fatores internos e externos que interferem diretamente na satisfação e no desenvolvimento de sua equipe, ele está se preocupando com o andamento do seu próprio negócio.
Uma equipe alinhada, que segue as mesmas diretrizes, se comporta de forma parecida e toma decisões de acordo com o que a empresa propõe, tem mais chances de alcançar as metas estipuladas e fazer valer a missão que foi definida. Isso, é claro, também reflete na satisfação dos clientes, nos lucros e no crescimento da organização.
Use a tecnologia a seu favor e comece a colocar em prática os princípios que são essenciais para uma empresa moderna, que valoriza as pessoas e não só os processos. Assim, você garante o alinhamento de uma equipe que estará pronta para lhe oferecer sempre o melhor para os seus clientes.
A transformação precisa começar na sua forma de liderar para que os seus colaboradores também abracem a cultura e valores da empresa. Reflita sobre novas ideias, possibilidades de expansão e formas de promover uma melhor qualidade de vida para todos.
Gostou deste post e deseja acompanhar as atualizações do blog? Então assine nossa newsletter e receba outras dicas que vão ajudar no crescimento da sua empresa!
A qualidade de vida dos colaboradores certamente deve ser uma das principais prioridades da sua…
Ler Post
Um projeto de expansão de negócio é um passo muito importante na história da empresa…
Ler Post
A evolução tecnológica e cultural sempre impulsionou modificações no ambiente corporativo. Especialmente após a revolução&hell...
Ler Post