Em 2022 comemoramos os 50 anos da primeira Conferência das Nações Unidas de Estocolmo,…
Em 2022 comemoramos os 50 anos da primeira Conferência das Nações Unidas de Estocolmo, na Suécia, na qual a Organização das Nações Unidas (ONU) designou a data de 5 de junho a data Mundial do Meio Ambiente. Anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por uma Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano nesta mesma data, com o intuito de atentar a população quanto à escassez de recursos naturais e a necessidade da preservação do meio ambiente.
A Semana Nacional do Meio Ambiente acontece na primeira semana de todo mês de junho, e foi instituída pelo Decreto nº 86.028 em 1981, com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente. Abaixo contaremos o que aqui na Richter Gruppe junto ao nosso projeto Cidade Consciente realizamos nessa semana.
Iniciando a Semana do Meio Ambiente, convidamos nossa assessora ambiental e parceira Simone Schneider, da Lógica Assessoria Ambiental para falar a respeito das formas de prevenção e combate do mosquito do Aedes Aegypti, que hoje tem se mostrado novamente um grande problema de saúde pública, principalmente na cidade de Lajeado – sede da empresa.
Simone Schneider produziu um vídeo explicativo sobre o famoso mosquito da dengue.
Orientou as pessoas a serem os fiscais das nossas cidades, bairros e localidades.
Evitar pneus com água parada, colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, que garrafas sejam colocadas nos engradados com o fundo para cima para evitar água parada dentro,. Além disso, tampar as caixas da água, recolher todo o lixo, limpar as calhas das casas que também acumulam água. Atitudes diárias para que assim nesse contexto, consigamos erradicar a dengue da nossa sociedade.
No dia 08/06/22, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), lançou a Cartilha de Arborização Urbana, cujo evento ocorreu no auditório do Jardim Botânico da cidade de Lajeado – RS. Nossa equipe, representada por Jaqueline Battisti e Luiza Simon Kehl, esteve presente no evento e recebeu exemplares impressos do livreto de 28 páginas que foram entregues ao público. É possível acessar a cartilha de maneira online acessando:
Cartilha de arborização urbana Lajeado RS.
A cartilha objetiva orientar a população sobre a arborização urbana, com instruções de como e onde plantar as árvores urbanas, com informações sobre a produção florestal que ocorre no Horto Florestal, localizado no Jardim Botânico, e com uma relação de espécies recomendadas para plantio em calçadas e canteiros centrais.
Na mesma oportunidade foi ministrada a palestra da engenheira florestal da Sema, Sabrina Wolf “Árvores de Lajeado: plantio, corte, poda e compensação ambiental”, através da qual foram detalhados os aspectos legais e práticos das regras sobre arborização na cidade.
Ainda em contribuição à Semana do Meio Ambiente, no dia 09/06/22 participamos do plantio de mudas do projeto Lajeado + Verde realizado pela Prefeitura de Lajeado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema). A atividade contou com o plantio de 100 mudas de árvores no Loteamento Altos da Colina, mais conhecido como Pico do Oito, no bairro Carneiros – Lajeado. Nossa engenheira cívil Fabiele Barbosa esteve presente na ação e plantou o Jacarandá Caroba – uma árvore de porte médio, que chega a 10 metros de altura. Esta árvore pode ser plantada também com intuito paisagístico em praças, ruas e jardins (os beija-flores adoram).
O projeto de plantio de mudas Lajeado + Verde foi criado, em 2017 com o intuito de implementar a arborização urbana responsável do Município, sendo realizado o plantio de mudas em espaços indicados pela população e também escolhidos pela Comissão Municipal da Arborização Urbana. Atualmente o projeto já leva consigo o plantio de mais de 2.500 mudas.
Nós da Richter Gruppe acreditamos que podemos fazer a diferença no mundo, por meio da conscientização das pessoas e do relacionamento colaborativo. Entendemos que é possível construir núcleos saudáveis dentro das cidades e assim contribuir com o meio ambiente, para uma vida urbana mais saudável, segura e próspera.
Por isso, criamos o projeto Cidade Consciente, que tem o propósito de contribuir com a conscientização das pessoas quanto à preservação e melhoria dos espaços públicos urbanos.
Sua missão é gerar engajamento comunitário em prol da consciência e da responsabilidade de cada cidadão na utilização e ocupação dos espaços de uso comum nas cidades.
Os três pilares a serem trabalhados pelo projeto Cidade Consciente são:
Ficamos gratos com a oportunidade de fazermos nosso trabalho aliado a um projeto com esse propósito, que é algo que será trabalhado durante todo o ano, e sempre terá uma ênfase na Semana do Meio Ambiente.
A Minibiblioteca pública de troca de livros do Urban faz parte do projeto social Cidade…
Ler PostDecidir onde viver é um momento muito especial na vida das pessoas. Este fato se torna mágico,…
Ler PostO Craques Solidários nasceu em 2016 por meio da amizade de José Paulo Richter, Rodrigo…
Ler Post